Um prato com alimentos coloridos ajuda a evitar doenças, fortalece o corpo e ainda emagrece
Os nutricionistas falam muito da importância de um prato colorido. Além de agradáveis aos olhos, as cores são tidas como fundamentais para uma refeição balanceada e saudável. Até o Ministério da Saúde faz essa recomendação. Mas o que isso quer dizer, afinal? É que, segundo os especialistas, cada pigmento dos alimentos representa a presença de um nutriente com propriedades específicas.
Amarelo e alaranjado: ricos em vitamina C e betacaroteno, importantes na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Também ajudam a evitar a retenção de líquidos e inflamações.
Verde: resultante da clorofila, é uma excelente fonte de energia e age como desintoxicante e contra os radicais livres. Ricos também em fibras, ácido fólico e ferro.
Roxo ou preto: ricos em ferro e vitamina B1, esses alimentos ajudam a retardar o envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.
Branco: rico em flavina e cálcio, substâncias que atuam na manutenção de dentes e ossos, metabolismo e funcionamento do sistema nervoso e músculos. Tem ação antiinflamatória e antifúngica.
Marrom: rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, combate ao mau colesterol e o diabete. Também têm efeitos antioxidante, anticoagulante e vasodilatador.
Matéria de Custom Editora, especial para o site Terra
http://alimentacao.terra.com.br/noticias/bem-estar-e-saude-3/de-mais-cores-ao-seu-prato-265