Dê mais cores ao seu prato

Um prato com alimentos coloridos ajuda a evitar doenças, fortalece o corpo e ainda emagrece

Os nutricionistas falam muito da importância de um prato colorido. Além de agradáveis aos olhos, as cores são tidas como fundamentais para uma refeição balanceada e saudável. Até o Ministério da Saúde faz essa recomendação. Mas o que isso quer dizer, afinal? É que, segundo os especialistas, cada pigmento dos alimentos representa a presença de um nutriente com propriedades específicas.

A nutricionista Elena Gomes, especialista em doenças cardiovasculares, explica que a diversidade de cores nas refeições, ao garantir uma dieta mais rica e saudável,  ajuda inclusive a prevenir doenças. “Quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele será”, afirma. “No almoço e no jantar, o ideal é montar um prato com, no mínimo, cinco cores diferentes. Já no café da manhã, três cores já são suficientes”.Carolina Geraissati, chef do restaurante Mangalô, em São Paulo, preparou uma lista com os benefícios que de cada cor representa nos alimentos.Vermelho: rico em licopeno, antioxidante celular, indicado contra depressão, cansaço e estresse.

Amarelo e alaranjado: ricos em vitamina C e betacaroteno, importantes na manutenção dos tecidos, cabelos, visão noturna e imunidade. Também ajudam a evitar a retenção de líquidos e inflamações.

Verde: resultante da clorofila, é uma excelente fonte de energia e age como desintoxicante e contra os radicais livres. Ricos também em fibras, ácido fólico e ferro.

Roxo ou preto: ricos em ferro e vitamina B1, esses alimentos ajudam a retardar o envelhecimento e cuidam da manutenção do funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.

Branco: rico em flavina e cálcio, substâncias que atuam na manutenção de dentes e ossos, metabolismo e funcionamento do sistema nervoso e músculos. Tem ação antiinflamatória e antifúngica.

Marrom: rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, combate ao mau colesterol e o diabete. Também têm efeitos antioxidante, anticoagulante e vasodilatador.

Matéria de Custom Editora, especial para o site Terra

http://alimentacao.terra.com.br/noticias/bem-estar-e-saude-3/de-mais-cores-ao-seu-prato-265

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